HOTEIS

Cenários de Iluminação Típicos em Hoteis

Exemplo Real:

Análise da situação existente

1.1-Zona dos Halls, Bar, Restaurante e Cozinha

Nas zonas dos halls existem spots de halogéneo de 50W com casquilhos GU5.3 bem como candeeiros de parede com Lâmpadas Fluorescentes Compactas (LFC) de 8W, acesas das 07h00 à 01h00. Existem ainda candeeiros de pé alto com LFC de 16W acesas esporadicamente. Aqui atuámos apenas ao nível dos Spot de Halogéneo (acesos 18h/dia) uma vez que as LFC dos candeeiros de parede já são eficientes e as LFC dos candeeiros estão acesas esporadicamente.

Em síntese actuamos a nível da iluminação ambiente.

No Bar repete-se o mesmo cenário, atuando-se apenas sobre os spots de halogéneo existentes.

Igualmente no Restaurante, apresentamos uma solução para substituição dos 68 spots de halogéneo aí existentes.

Na zona da Cozinha/Pastelaria propomos a substituição dos Downlights de teto com duas Lâmpadas Fluorescentes  Compactas de 26W, casquilho G24 e balastros magnéticos.

 

1.2-Salas de Eventos, WC´s, Escritórios e Corredores

No Hall da sala de Eventos propomos a substituição dos 16 Downlights de teto com 2 LFC de 26W e Balastros Magnéticos.

Em todos os locais onde há Lâmpadas Fluorescentes Tubulares (essencialmente WC´s) controladas por sensores de presença propomos a substituição destas lâmpadas por tubos a LED ou Lâmpadas Fluorescentes Tubulares T5, uma vez que o tempo de vida destas não é condicionado pelos ciclos de operação de acender/apagar.

 

1.3-Salas VIP, Quartos do 1º,2º e 3ºs Andares

Não atuamos a nível das Salas VIP uma vez que os Downlights existentes no teto estão acesos em média muito poucas horas por dia.

O mesmo acontece nos quartos ao nível dos spots de halogéneo existentes no corredor de entrada e WC´s uma vez que estão acesos poucas horas por dia.

Não propomos qualquer atuação a nível dos candeeiros de cabeceira, de secretária, bem como os candeeiros de parede existentes nas varandas uma vez que já têm lâmpadas económicas (LFC) e estão acesas poucas horas, em média, por dia.

 

1.4-Partes Comuns dos Pisos 1, 2 e 3

A nível das partes comuns do 1º e 2º Pisos, corredores, salas e halls dos elevadores e acessos às escadas, existem armaduras com uma ou duas LFC com casquilho 2G11 de 18 e 36W. Estas armaduras apresentam um aspecto antigo e algo degradado pelo que qualquer intervenção nas mesmas deverá passar pela sua substituição por uma armadura mais apelativa em termos estéticos e naturalmente muito mais eficiente em termos energéticos.

 

A nível do 3º Piso, mais recente, existem candeeiros de parede com LFC de 8W, já eficientes, pelo que não se justifica qualquer intervenção a este nível.

A nível do teto existem downlights com uma LFC de 18W que com o Balastro Magnético apresentam um consumo de 26W estando a maior parte deles desligados. Por este facto não atuaremos nesta zona.

 

1.5-Zonas de Serviço na Cave

O tipo de luminária mais disseminado a nível das partes comuns existentes na cave, consiste em armaduras com LFT (Lâmpadas Fluorescentes Tubulares) de 120 e 150cm. Existem ainda 8 downlights com 2 LFC de 26w num escritório e 25 Spots de Halogéneo controlados por sensores de presença na zona dos WC´s.

Exemplo de Solução EcoTreeLux

Solução:

 1.1-Zona dos Halls, Bar, Restaurante e Cozinha

Como foi referido no ponto anterior, na zona dos halls, atuamos ao nível dos Spot de Halogéneo, acesos 18h/dia. Propomos o retrofitting dos atuais spots de halogéneo MR16, 50W, com casquilho GU5.3 e alimentados a 12V por Spots MR16 a LED com casquilho GU10 alimentados a 230Vac que apresentam um consumo de apenas 8.5W para um nível de iluminância similar!

No Bar e Restaurante propomos a mesma solução.

Os spots a LED ApplianceArts que propomos, modelo Cardamine, são de projecto e fabrico nacionais apresentando, entre outros aspectos inovadores, um prazo de garantia de 7 anos.

Na zona da Cozinha, Escritório, Corredor e Preparação propomos a substituição dos Downlights de teto com Lâmpadas Fluorescentes  Compactas de 26W, casquilho G24 e balastros magnéticos por Downlights a LED ApplianceArts, modelo Aegiria56, versão de 22W e Aegiri38 na versão de 14W. Estes downlights são igualmente de projecto e fabrico nacionais apresentando também, entre outros aspectos inovadores, um prazo de garantia de 7 anos.

Apresentamos na “Parte III-Anexos” desta proposta informação detalhada sobre a gama de produtos a LED da Appliance Arts que propomos.

 

1.2-Salas de Eventos, WC´s, Escritórios e Corredores

No Hall da sala de Eventos propomos a substituição dos 16 Downlights de teto com 2 LFC de 26W e Balastros Magnéticos por Downlights a LED ApplianceArts, modelo Aegiria56, na versão de 22W.

Em todos os locais onde há Lâmpadas Fluorescentes Tubulares (essencialmente WC´s) controladas por sensores de presença propomos a substituição destas lâmpadas fluorescentes tubulares T8 por Lâmpadas Fluorescentes Tubulares T5 na forma da Lâmpada LRT5 (Lâmpada Retrofit T5) uma vez que o tempo de vida destas não é condicionado pelos ciclos de operação de acender/apagar.

Supondo que estas lâmpadas estão acesas 4h/ dia, o preço muito competitivo da LRT5 permite um payback da ordem de 3 anos para um tempo de vida desta lâmpada superior a 10.

Apresentamos na “Parte 3-Anexos” desta proposta informação detalhada sobre a família de lâmpadas retrofit T5 que propomos.

 

1.3-Salas VIP, Quartos do 1º,2º e 3ºs Andares

Como foi referido anteriormente nestes locais não faremos qualquer tipo de intervenção.

1.4-Partes Comuns dos Pisos 1, 2 e 3

A nível das partes comuns do 1º e 2º Pisos, corredores, salas e halls dos elevadores e acessos às escadas não propomos qualquer intervenção nas armaduras existentes uma vez que as mesmas  apresentam um aspecto antigo e algo degradado.  Neste contexto a intervenção mais apropriada  deverá passar pela substituição destas armaduras por outras mais apelativa em termos estéticos e naturalmente muito mais eficiente em termos energéticos.

No 3º Piso, a nível do teto, existem downlights com uma LFC de 18W que adicionando o consumo do Balastro Magnético, passa a 26W. Ao todo existem 24 downlights estando apenas 6 habitualmente acesos. Por este facto também não propomos qualquer intervenção a nível das partes comuns do 3º anadar.

1.5-Zonas de Serviço na Cave

O tipo de luminária mais disseminado a nível das partes comuns existentes na cave, consiste em armaduras com LFT (Lâmpadas Fluorescentes Tubulares) de 120 e 150cm, com consumos nominais de 36w e 58W que acrescidos dos consumos dos balastros magnéticos sobe para 44 e 70W, respectivamente.

Nas situações em que estas lâmpadas estão em operação poucas horas por dia propomos a sua substituição por LRT5 (Lâmpada Retrofit T5), de 20 e 32W, respectivamente, já acima referenciada.

Nas situações em que estas lâmpadas estão em operação muitas horas por dia propomos a sua substituição por Tubos a LED de 20 e 24W, respectivamente.

Os tubos a LED G3 que propomos são de origem Europeia, mais especificamente da Finlândia onde são produzidos pela empresa Valtavalo.

Apresentamos na “Parte III-Anexos” desta proposta informação detalhada sobre estes tubos a LED que apresentam uma das mais elevadas eficiência energética do mercado.

Proposta Tipo:

Proposta HotelXXX.pdf (753564)

Brochuras:

Retrofit LRT5.pdf (709689)

Aegiria 38.pdf (649693)

Aegiria 56.pdf (602466)

Spotlux GU10 AA.pdf (267859)