CONDOMINIOS

Cenários de Iluminação Típicos em Condomínios

Exemplo Real:

Análise da situação existente

 O levantamento que foi feito incidiu sobre o hall de acesso aos elevadores, escadas e hall de entrada do edifício.

  No hall de acesso aos elevadores existem armaduras de 60x60cm com 4 LFT (Lâmpadas Fluorescentes Tubulares) T8 de 18W/60cm com um consumo total de aproximadamente 92W, incluindo o consumo de energia dos Balastros Magnéticos (BM).

 Na zona das escadas existem luminárias com LFC (Lâmpadas Fluorescentes Compactas) de valor nominal de 11W que com o consumo do BM atinge um consumo total de 18W.

 No hall de entrada do edifcio existem 18 Downlights de teto com uma LFC (Lâmpada Fluorescente Compacta) de 18W que com o consumo do Balastro Electrónico (BE) apresentam um consumo total por downlight de 21W.

 Nas garagens existem luminárias com LFT (Lâmpadas Fluorescentes Tubulares ) de valor nominal de 36W que com o consumo do BM atinge um consumo total de 45W.

 Exemplo de Solução EcoTreeLux

Solução:

Relativamente às luminárias de 60x60cm existentes nas zonas de acesso aos elevadores, com 4 LFT (Lâmpadas Fluorescentes Tubulares) T8 de 18W/60cm com um consumo total de aproximadamente 92W propomos a sua substituição por uma armadura 60x60cm com 3 Lâmpadas Tubulares a LED de 60cm, mais eficientes, com um consumo por tubo de 9W e com fluxo luminoso direcionado para o plano a iluminar.

 Com o objectivo de potênciar a eficiência energética, mantendo um nível de segurança e conforto aceitáveis, esta luminária tem sensores de presença e luminosidade integrados. Dois dos tubos a Led estarão habitualmente apagados sendo ligados apenas quando detetam a presença de pessoas. Desta maneira existirá um consumo constante de aproximadamente em cada hall de 9W que passa a 27W apenas quando existem pessoas a circular no mesmo, ou seja o consumo médio, estima-se que seja por volta dos 13,5W.

Por outro lado, um tubo sempre aceso ilimina a sensação de desconforto e insegurança que pode ser sentido quando se acede a um espaço totalmente às escuras.

 Em termos de redução de consumos energéticos passamos dos atuais 92W para um valor médio situado algures entre os 9W e os 27W que prevemos possa andar à volta dos 13,5W, ou seja uma poupança de aproximadamente 85%.

 Nas Luminárias circulares instalados nas paredes das escadas propomos a substituição das LFC (Lâmpadas Fluorescentes Compactas) de 11W com balastro eletrónico integrado existentes, por lâmpadas a led com 7W, ou seja uma poupança de aproximadamente 36%.

 Relativamente aos downlights existentes no hall de entrada da torre Madrid propomos a sua substituição por downlights a Led de forma quadrada com uma temperatura de cor quente (luz amarela) que se enquadra na estética existente no local.

Em termos energéticos estas novas luminárias (com um tempo de vida de aproximadamente 40.000h) apresentam um consumo de 8W que relativamente aos 21W das luminárias atuais (lâmpada de 18W + Consumo do balastro electrónico) permitem uma redução de consumos da ordem dos 62%.

 Relativamente às luminárias T8 de 120cm existentes nas garagens, de 36W/120cm com um consumo total de aproximadamente 45W propomos a sua substituição por LRT5 de 120cm, mais eficientes, com um consumo por tubo de 22W, poupança na ordem dos 51% e com fluxo luminoso direcionado para o plano a iluminar.

 

Proposta Tipo:

REDUÇÃO DE CUSTOS ENERGÉTICOS DE ILUMINAÇÃO.pdf (786796)

 

Brochuras:

Brochura Armadura 60x60 a Led.pdf (224260)

Brochura da Lâmpada LRT5.pdf (521912)